quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os amigos imaginários

Um destes dias ao interrogar-me sobre alguns pontos do mundo das crianças, chegou -me uma dúvida.....
....... o porquê de amigos imaginários em algumas crianças?????
Esta questão andou algum tempo na minha cabeça inquietando-me, dando várias respostas que não me pareciam certeiras, até que resolvi ir à busca de informação!!!
Pois é....não esperava algumas destas respostas!!!

Ter um amigo imaginário é um mecanismo criativo de apoio a algumas crianças pequenas enquanto navegam na complexidade dos seus pequenos mundos, em constante desenvolvimento.

- Ajudam a desenvolver uma imaginação saudável;

- São um excelente mecanismo de apoio para as crianças se ajustarem às mudanças;

- Eles conjugam coragem, empatia e criatividade antes que as crianças sequer saibam o significado destas grandes palavras;

- Ajudam as crianças a aprender e a expressar-se com confiança;

- Aparecem quando é necessário e desaparecem quando se esgota a sua utilidade.

Achei importante a referência a este ponto, pois pais têm algumas dúvidas ao lidar com esta situação e acham até que é algo de preocupante.
Como futura educadora, penso que estes "amiguinhos" se tornam como que indispensáveis na infância e que os pais poderão falar com os seus filhos acerca deste amigo, pois através deste a própria criança demonstra as suas aventuras, opiniões, gostos e desgostos. E é através destes "amiguinhos" que muitas das vezes as crianças se tornam habilidosas "crianças sociais".

Sem comentários: